Malleostabil é um suporte de tornozelo para a estabilização da articulação superior do tornozelo em um plano. A sua função é restringir a pronação e a supinação por meio de dois elementos de estabilização ligados um ao outro. Os elementos de estabilização são fixados através de tiras ajustáveis.
Proteção pós-operatória após sutura ligamentar, tratamento conservador de distorções do tornozelo de qualquer gravidade, tratamento funcional de rupturas ligamentares, fraturas do tornozelo (Weber A), instabilidade ligamentar crónica, encurtamento do tempo com gesso, lesões ligamentares, distorção da articulação superior do tornozelo, rutura do ligamento peroneal, traumas de pronação e/ou supinação.
Contraindicações
Risco de trombose, varicose grave, doença arterial periférica oclusiva (DAPO), distúrbios da drenagem linfática, também edemas indefinidos dos tecidos moles distais ao dispositivo, distúrbios sensitivos e circulatórios da região tratada, doenças de pele na área tratada
Instruções de montagem
1
Ao colocar o suporte, certificar que os lados das conchas estão precisamente centrados com a parte inferior da perna. Ajustar a tira para a planta do pé de acordo com as circunstâncias do doente, a fim de obter uma estabilização eficaz. Colocar a tira inferior larga circunferencialmente em redor das conchas e prender a mesma com Velcro.
2
Colocar a tira superior circunferencialmente em redor das conchas e prender a mesma com Velcro. Se necessário, ajustar a tira inferior de forma a que o suporte fique firmemente na posição.
3
Quando o edema reduzir, é possível que a MalleoStabil Braçadeira fique mais solta. Se necessário, ajustar.
Utilização do componente de gel
4
Remover o componente de gel de baixo para cima. Ao reinstalar o componente de gel, observar que este é colocado diretamente no seu local original. O seu correto posicionamento garante que as bordas de plástico sejam cobertas.
Para terapia a frio
– Retirar o componente de gel e colocar no congelador durante uma hora.
Informação: O gel não endurece.
– Recolocar o componente de gel no seu local original no suporte.
– Não colocar o componente de gel em contato direto com a pele.
– Usar sempre uma meia para um melhor conforto possível.
Almofadas de espuma
As almofadas de gel podem ser trocadas pelas almofadas de espuma fornecidas se assim as circunstâncias o exigirem. Para isso, por favor ter em atenção a verificação da prescrição médica.
Utilização do enchimento de espuma
Remover o componente de espuma de baixo para cima. Ao recolocar as almofadas de espuma, observar se estas estão colocadas precisamente no seu local original.
O seu correto posicionamento garante que as bordas de plástico sejam cobertas.
Remoção
Apenas é necessário abrir os dois cintos circunferenciais para remover a BORT MalleoStabil Braçadeira.
Dica: Fechar os fechos de Velcro para evitar o desgaste prematuro da superfície do Velcro.