Select Talostabil Plus é uma cinta para compressão dos tecidos moles do tornozelo que consiste num material elástico com elementos funcionais adicionais. Serve para tratar da estabilização da articulação do tornozelo superior e inferior.
Irritações crónicas pós-traumáticas ou pós-operatórias dos tecidos moles na área do tornozelo, artrose, fraqueza ligamentar, após a remoção do gesso, lesões ligamentares, entorse da articulação superior do tornozelo, profilaxia de supinação.
Contraindicações
Risco de trombose, varicose grave, doença arterial periférica oclusiva (DAPO), distúrbios da drenagem linfática, também edemas dos tecidos moles de causa indefinida distais ao dispositivo, distúrbios sensitivos ensoriais e circulatórios na região tratada, doenças de pele na área tratada, alergia ao látex
Instruções de montagem
Deslizar o pé no dispositivo auxiliar fornecido. De seguida, segurar a borda superior da cinta e puxar sobre o auxiliar deslizante até que a parte superior do tornozelo esteja nas reentrâncias arredondados da almofada. Verificar o posicionamento do dispositivo. Quando pronto, puxar o dispositivo deslizante para a frente, para fora da cinta.
Para estabilização em caso de rotação interna do pé, ou seja, o bordo externo do pé elevado (vista de trás, a tira aponta para fora):
1
Guiar a tira Stabilo do lado externo da articulação do tornozelo para a frente, em direção diagonal sobre o metatarso, e para baixo na parte interna do pé.
2
Na próxima etapa, guiar a tira por baixo da planta do pé até à face externa do pé.
3
De seguida, puxar novamente a tira Stabilo para cima no lado externo e diagonalmente sobre o metatarso para o lado interno da articulação do tornozelo. Aqui, levante ligeiramente o bordo externo do pé.
4
Finalmente, prenda-o por trás no lado externo.
Dica: quanto mais apertada a tira Stabilo, melhor o efeito de estabilização.
Para estabilização em caso de rotação externa do pé, ou seja, o bordo interno do pé elevado (vista de trás, a tira aponta para dentro):
5
Guiar a tira Stabilo do lado externo da articulação do tornozelo para a frente, em direção diagonal sobre o metatarso, e para baixo na parte externa do pé.
6
Na próxima etapa, guiar a tira por baixo da planta do pé até à face interna do pé.
7
De seguida, puxar novamente a tira Stabilo de dentro diagonalmente para cima, sobre o Metatarso, para o lado externo da articulação do tornozelo. Levante ligeiramente o bordo interno do pé.
8
Finalmente, prenda-o por trás no lado interno.
Dica: Quanto mais apertada a tira do Stabilo, maior a estabilização.
Remoção
Para remover a cinta, segurar a borda inferior e puxar para baixo sobre o pé.
Dica: Fechar os fechos de Velcro para evitar o desgaste prematuro da superfície do Velcro.